Directamente de Palermo, um olhar Encarnado e Vigilante sobre a actualidade do Nosso Clube e sobre o futebol Português em geral.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O fim das abébias?

Na rica e vasta história do futebol são vários os casos de ricos plantéis com valiosos jogadores que se vêm vergados a derrotas por equipas de teórica menor valia. A célebre eliminatória do Barcelona de Guardiola contra o Inter de Mourinho é disto claro exemplo, o jogo de ontem do Benfica contra o Basileia também.

Começámos o jogo a todo o gás com um magistral golo do Rodrigo e continuamos a manietar o adversário até aos 25 minutos, depois disso não fizemos mais nada.

Os Suiços fizeram um grande jogo, mereceram por completo o empate, principalmente pelo que fizeram na segunda parte. Nesta parte o nosso meio campo estava órfão de agressividade, quantidade e criatividade. Matic que fez um jogo do mais ao menos e que até foi dos que mais correram (12 km) tem claramente um défice de agressividade defensiva, principalmente quando o comparamos ao Javi. Aimar, tirando os primeiros 25 minutos andou sempre muito perdido entre os centrais e trinco adversários numa opção (táctica?) a fazer lembrar as piores da era Quiquefloriana. Já não é o primeiro jogo que isto acontece, mas uma coisa é jogar contra o Olhanense assim e outra é jogar a Champions, lembrem-se de como fomos empatar ao ladrão e em que posição andava Aimar nesse jogo.

Com jogadores como Luisão, Garay, Matic, Javi e Cardozo teríamos de marcar um golo na sequência de pontapés de canto, especialmente porque conseguimos ganhar vários, a cada dois jogos.

Apesar do bom jogo que fizeram os Suiços, temos de ser sérios, um grande Benfica a precisar de ganhar para garantir desde já a passagem à fase seguinte não poderia ter facilitado tanto num jogo em que tinhamos tudo para ganhar, e que acabamos empatados e irritados com a vida.

Destaques:

Luisão: Patrão, não foi por ele que a coisa correu mal, sempre atento e agressivo no bom sentido, fartou-se de berrar com os companheiros para a sua falta de atitude. Não merecia o desleixo.

Witsel: O único no meio-campo que está bem onde está e sabia o que tinha a fazer.

Rodrigo: Exibição muito positiva do jogador mais em forma do Benfica. Dinâmico e objectivo do início ao fim, merecia mais para acompanhar o primeiro delicioso e inesquecível golo na Champions. Que venham outros!

Para finalizar:

Nem quando se ganha está tudo bem nem o contrário acontece aquando de um resultado menos positivo. Mas este acaba por ser o corolário espectável após três jogos de aparente menor fulgor. E espero que acabe por aqui.
É urgente uma resposta anímica e intensa para quebrar o marasmo recente. Domingo temos boa oportunidade para fazer isso.

Carrega Benfica!

Sem comentários: