Directamente de Palermo, um olhar Encarnado e Vigilante sobre a actualidade do Nosso Clube e sobre o futebol Português em geral.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os grandes reinventam-se - Epílogo


Para mim a culpa do momento actual não é exclusivamente perfilhada por Jesus. Muitas coisas falharam em termos Directivos ao longo destes anos, desde reincidências em erros passados até surgimento de erros novos e é um terrivelmente habitual exercício estar todos os anos a apontá-los.

Sobre o comando de Jesus o Benfica teve boas prestações Europeias, fez grandes negócios e entusiasmou a espaços os adeptos, é portanto um facto indesmentível que sobre a sua orientação melhoramos e muito em relação ao passado. Jesus é um bom treinador, porém há coisas (muitas) a melhorar. As minhas maiores críticas a Jesus prendem-se com:

  • Mesmo três anos volvidos o Benfica continua a ser uma equipa que gere mal o jogo, ora porque força demasiado e desgasta-se quando não tem necessidade de o fazer, ora porque força pouco, relaxa e acaba invariavelmente por sofrer um golo;
  • Persistência na teimosia em colocar Aimar mais perto de Cardozo do que de Javi, em vez do exigível meio caminho;
  • Insistência em jogadores que não rendem o mínimo indispensável, Roberto, Emerson, e no futuro quem mais?;
  • Equipa por vezes parece partida em duas, com 5 a atacar e 5 a defender;
  • Má abordagem a jogos importantes;
  • Aparente bloqueio mental em momentos de grande pressão;
  • Quebra da capacidade física da equipa no último terço da época.

Segue assim Jesus sempre em busca do Eldorado, o futebol champanhe de 2010 que se perdeu e que Jesus vive na ilusão de reencontrar. Mas cá já não moram Ramires, Fábio Coentrão e Di Maria. Jesus tem de saber reinventar o seu futebol e adaptá-lo às características dos jogadores que possui. É isto que fazem os melhores, é isto que fazem Fergunson e Mourinho, reinventam-se, adaptam-se às circunstâncias e não ficam presos em inantingíveis ideias.

Para que decisão final sobre Jesus não se torne em problema em vez de solução, a luz do veredicto deve ter em conta todos os factores, como Jesus disse e bem no lançamento do jogo da Taça da Liga. As culpas com quem casam e o qual o peso específico de cada culpado? Se ficar Jesus, o que tem de fazer para melhorar? Se sair Jesus quem virá para o lugar dele?

Na minha humilde opinião se for para mudar para pior, como é o caso pois no "nosso" mercado não parecem existir alternativas melhores, não se muda e tenta-se errar menos e ser mais humildes. Se bem que compreenda perfeitamente quem pense o contrário. A Direcção tem a difícil palavra.

2 comentários:

Rfa disse...

A decisao final? Mas anda tudo doido? Voces fazem o jogo do Pinto da Costa com uma pinta. A diferenca para "o futebol champanhe de 2010" chamou-se liga dos campeoes. Uma coisa e protestar com as opcoes outra e este delirio....

ToElGordo disse...

Sim tem razao, a Champions é muito desgastante e de facto depois daquele mal parido jogo do Zenit que não somos os mesmos, o que não invalida nada do que foi escrito acima, o Benfica não tinha claramente profundidade de plantel para se subdividir entre campeonato e Champions e Jesus também tomou más opções, teve o campeonato na mão e deixou-o fugir, há que analisar todos os factores, e é isso que mal ou bem tento dizer no texto, contudo defendo que deve continuar e penso que é isso que vai acontecer. Cumprimentos